Revista Brasileira de Educação Especial
Print version ISSN 1413-6538
Abstract
BARBOSA, Altemir José Gonçalves and MOREIRA, Priscila de Souza. Deficiência mental e inclusão escolar: produção científica em educação e psicologia. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2009, vol.15, n.02, pp.337-352. ISSN 1413-6538.
Para efetuar uma análise metacientífica nas áreas de Educação e Psicologia sobre a inclusão escolar de pessoas com deficiência mental, analisaram-se 103 resumos de artigos indexados nas bases de dados ERIC e PSYCInfo. Constatou-se que 40,48% dos 42 periódicos tabulados concentram 75,75% dos resumos e que 61,17% da produção científica está indexada principalmente na ERIC. Prevalecem artigos com autoria múltipla e que relatam pesquisas que tendem a ser descritivas com delineamento correlacional. O tema estratégias para a inclusão escolar foi o mais freqüente. Foram encontradas diferenças significantes entre as duas bases de dados somente nos casos do ano de publicação e dos periódicos que publicam artigos com o tema-alvo. Os resultados evidenciam que a produção científica sobre a inclusão escolar de pessoas com deficiência mental é bastante escassa e que, enquanto tema psicoeducacional, tem recebido mais atenção na área de Educação.
Keywords : Educação Especial; Deficiência Mental; Educação Inclusiva; Produção Científica.