SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número02Delineamentos intrassujeitos nas dissertações e teses do PPGEES/UFSCAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

BARBOSA, Altemir José Gonçalves  e  MOREIRA, Priscila de Souza. Deficiência mental e inclusão escolar: produção científica em educação e psicologia. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2009, vol.15, n.02, pp.337-352. ISSN 1413-6538.

Para efetuar uma análise metacientífica nas áreas de Educação e Psicologia sobre a inclusão escolar de pessoas com deficiência mental, analisaram-se 103 resumos de artigos indexados nas bases de dados ERIC e PSYCInfo. Constatou-se que 40,48% dos 42 periódicos tabulados concentram 75,75% dos resumos e que 61,17% da produção científica está indexada principalmente na ERIC. Prevalecem artigos com autoria múltipla e que relatam pesquisas que tendem a ser descritivas com delineamento correlacional. O tema estratégias para a inclusão escolar foi o mais freqüente. Foram encontradas diferenças significantes entre as duas bases de dados somente nos casos do ano de publicação e dos periódicos que publicam artigos com o tema-alvo. Os resultados evidenciam que a produção científica sobre a inclusão escolar de pessoas com deficiência mental é bastante escassa e que, enquanto tema psicoeducacional, tem recebido mais atenção na área de Educação.

Palavras-chave : Educação Especial; Deficiência Mental; Educação Inclusiva; Produção Científica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )