SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03Uso de expressões orais durante a implementação do recurso de comunicação suplementar e alternativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

RAMALHO, Joaquim; SILVA, Célia  e  CRUZ, Cláudia. Intervenção precoce na epilepsia. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2009, vol.15, n.03, pp.359-368. ISSN 1413-6538.

A necessidade de intervir precocemente junto de crianças em situação de risco reveste-se de fulcral importância, principalmente nos seus primeiros anos de vida, em que todas as experiências a que está sujeita condicionam todo o seu desenvolvimento posterior. Desta forma, preconiza-se que quanto mais precoce for a intervenção, maiores serão os benefícios para a criança, devida à plasticidade que uma criança de tenra idade apresenta e esta deverá ser utilizada para prevenir incapacidades secundárias. O presente artigo procura elaborar de um programa de intervenção na epilepsia baseado em programas educativos individuais que focam o nível de realização atual da criança, assim como a avaliação e posterior intervenção assumindo a família e a escola papéis primordiais no desenvolvimento das crianças com esta perturbação, já que se constituem como agentes impulsionadores para o sucesso dos respectivos planos de intervenção.

Palavras-chave : Epilepsia; Intervenção Precoce; Necessidades Educativas Especiais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )