SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue03Uso de expressões orais durante a implementação do recurso de comunicação suplementar e alternativaCultura escolar, cultura surda e construção de identidades na escola author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

JORDAN, Monica; NOHAMA, Percy  and  BRITTO JUNIOR, Alceu de Souza. Software livre de produção textual com predição de palavras: um aliado do aluno especial. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2009, vol.15, n.03, pp.389-406. ISSN 1413-6538.

A dificuldade em comunicar-se naturalmente, seja através da fala ou da escrita, pode fazer com que uma pessoa seja impedida de demonstrar e desenvolver seus potenciais cognitivos, sociais e criativos. Essa realidade tem sido amplamente estudada, buscando cada vez mais e melhores soluções que contornem tal limitação, pela ciência multidisciplinar conhecida como Comunicação Alternativa e Aumentativa. Dentre as soluções encontradas, algumas delas fazem uso do computador como ferramenta de apoio à comunicação. A predição de palavras e simuladores de teclado para produção textual estão entre essas soluções. Este artigo vem divulgar e discutir os resultados obtidos com a aplicação de um simulador de teclado em conjunto com uma técnica de predição de palavras baseada nos grupos das classes gramaticais da língua portuguesa, o qual oferece ao usuário facilitação na produção de textos com qualidade gramatical. Dados obtidos com adolescentes com seqüelas de paralisia cerebral mostraram que o uso do aplicativo é construtivo, amplia a comunicação e pode auxiliar no processo de aprendizado da língua portuguesa. Ampliar a comunicação sem prejudicar a qualidade gramatical é uma forma de auxiliar no processo de educação e inclusão social de pessoas com deficiência, tornando-as socialmente mais participativas e melhorando a qualidade de suas vidas.

Keywords : Educação Especial; Software; Educação Inclusiva; Informática Educativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )