SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03Uso de expressões orais durante a implementação do recurso de comunicação suplementar e alternativaCultura escolar, cultura surda e construção de identidades na escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

JORDAN, Monica; NOHAMA, Percy  y  BRITTO JUNIOR, Alceu de Souza. Software livre de produção textual com predição de palavras: um aliado do aluno especial. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2009, vol.15, n.03, pp.389-406. ISSN 1413-6538.

A dificuldade em comunicar-se naturalmente, seja através da fala ou da escrita, pode fazer com que uma pessoa seja impedida de demonstrar e desenvolver seus potenciais cognitivos, sociais e criativos. Essa realidade tem sido amplamente estudada, buscando cada vez mais e melhores soluções que contornem tal limitação, pela ciência multidisciplinar conhecida como Comunicação Alternativa e Aumentativa. Dentre as soluções encontradas, algumas delas fazem uso do computador como ferramenta de apoio à comunicação. A predição de palavras e simuladores de teclado para produção textual estão entre essas soluções. Este artigo vem divulgar e discutir os resultados obtidos com a aplicação de um simulador de teclado em conjunto com uma técnica de predição de palavras baseada nos grupos das classes gramaticais da língua portuguesa, o qual oferece ao usuário facilitação na produção de textos com qualidade gramatical. Dados obtidos com adolescentes com seqüelas de paralisia cerebral mostraram que o uso do aplicativo é construtivo, amplia a comunicação e pode auxiliar no processo de aprendizado da língua portuguesa. Ampliar a comunicação sem prejudicar a qualidade gramatical é uma forma de auxiliar no processo de educação e inclusão social de pessoas com deficiência, tornando-as socialmente mais participativas e melhorando a qualidade de suas vidas.

Palabras clave : Educação Especial; Software; Educação Inclusiva; Informática Educativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )