SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03Software livre de produção textual com predição de palavras: um aliado do aluno especialViés de gênero na notificação de alunos com necessidades educacionais especiais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

DE PAULA, Liana Salmeron Botelho. Cultura escolar, cultura surda e construção de identidades na escola. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2009, vol.15, n.03, pp.407-416. ISSN 1413-6538.

O presente trabalho se propõe a analisar a questão da relação da cultura escolar, cultura surda e a influência destas na construção da identidade da pessoa surda no contexto escolar. Pretende-se identificar os aspectos relevantes que conectam, regulam e norteiam as relações dentro da escola e o impacto destes na constituição do self do aluno surdo. Através do estudo de parâmetros teóricos que permeiam as culturas, escolar e surda, traça-se um paralelo com pressupostos socioculturais construtivistas, buscando apontar características essenciais para a constituição da noção de eu. O contexto escolar é de extrema importância para a pessoa surda, que em sua maioria, provem de famílias ouvintes. Os estudos sobre identidade surda sugerem que o outro indivíduo surdo é de fundamental importância para construção de uma identidade saudável, visto que entre surdos existe o uso comum de um sistema lingüístico-Libras, que não ocorre de forma natural quando da interação entre surdos e ouvintes.

Palabras clave : Educação Especial; Cultura Escolar; Cultura Surda; Identidade; LIBRAS.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )