SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03Viés de gênero na notificação de alunos com necessidades educacionais especiaisAnálise da percepção de competência física de crianças com deficiência mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

MACEDO, Luciel; LIMA, Iris; CARDOSO, Fabrício  e  BERESFORD, Heron. Avaliação da relação entre o déficit de atenção e o desempenho grafo-motor em estudantes com Síndrome de Down. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2009, vol.15, n.03, pp.431-440. ISSN 1413-6538.

Este estudo teve como objetivo avaliar a relação existente entre o déficit de atenção e o desempenho de uma conduta grafo-motora necessária à aquisição da linguagem lecto-escrita em cinco estudantes com Síndrome de Down, de ambos os sexos, com idade compreendida entre 17 e 21 anos, matriculados na Escola Estadual Presidente Costa e Silva em Belém-PA. A metodologia de trabalho foi própria de uma avaliação de contexto que permitiu elaborar um estudo descritivo e correlacional. Como estratégia metodológica foram realizados dois testes: um de Processamento Mental para avaliar o tempo de reação a um estímulo programado e outro de avaliação das variáveis relacionadas à conduta grafo - motora. Os resultados indicaram uma estreita relação entre as duas variáveis pesquisadas, ou seja, estudantes que apresentaram um longo tempo de reação alcançaram um baixo escore no teste grafo motor e aqueles que tiveram rápido tempo de reação obtiveram um alto escore no teste grafo-motor.

Palavras-chave : Avaliação; Síndrome de Down; Déficit de Atenção; Conduta Grafo-Motora.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )