SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03Avaliação da relação entre o déficit de atenção e o desempenho grafo-motor em estudantes com Síndrome de DownAs atividades expressivas e recreativas em crianças com fissura labiopalatina hospitalizadas: visão dos familiares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

STRIOTO, Larissa Daniele Rubira; VIEIRA, Lenamar Fiorese  e  VIEIRA, José Luiz Lopes. Análise da percepção de competência física de crianças com deficiência mental. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2009, vol.15, n.03, pp.441-452. ISSN 1413-6538.

O objetivo deste estudo descritivo foi analisar a percepção de competência física de crianças com deficiência mental (DM) moderada em relação a diferentes idades e gêneros, bem como comparar a percepção de competência física dos praticantes e não-praticantes de atividades físicas ou esportivas. Foram sujeitos 76 crianças. Como instrumento foi utilizada a Pictorial Scale of Perceived Physical Competence for Children with Mental Retardation, um questionário com questões referentes à prática de atividades físicas e/ou desportivas fora do ambiente escolar e outro com questões referentes às atividades realizadas dentro do ambiente escolar. Os resultados sugerem que: crianças com deficiência mental moderada apresentam alta percepção de competência; não houve diferença significativa entre gêneros; crianças com idade de 12 anos apresentaram níveis de percepção de competência física menor do que a das crianças de 7, 8 e 9 anos (p= 0,01); crianças que praticam exercícios físicos ou esportes têm percepção de competência física menor do que os não-praticantes. Assim conclui-se: a prática de exercícios físicos/esportivos evidencia-se como elemento interveniente na elaboração dos critérios de julgamento da percepção de competência das crianças, auxiliando na construção de parâmetros avaliativos mais precisos e realistas.

Palavras-chave : Educação Especial; Percepção de Competência; Crianças; Deficiência Mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )