SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03As atividades expressivas e recreativas em crianças com fissura labiopalatina hospitalizadas: visão dos familiaresO atendimento em salas de recursos para alunos com altas habilidades/superdotação: o caso do Paraná índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

DUARTE, Janaína Luciane  e  BRAZOROTTO, Joseli Soares. Análise das estratégias utilizadas em um grupo terapêutico pedagógico para auxiliar o desenvolvimento da linguagem escrita em crianças com deficiência auditiva. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2009, vol.15, n.03, pp.471-484. ISSN 1413-6538.

O presente estudo teve como objetivos avaliar e acompanhar o desenvolvimento da linguagem escrita e analisar as estratégias utilizadas durante 01 ano de intervenção pedagógica em grupo para o desenvolvimento da linguagem escrita de quatro crianças com deficiência auditiva, usuárias de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e/ou Implante Coclear (IC) com idades entre 05 e 07 anos, atendidas no Centro Educacional do Deficiente Auditivo do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, em Bauru-SP. Para a consecução dos objetivos foram realizados os seguintes procedimentos: submissão do projeto de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa da instituição, revisão da literatura, análise das estratégias para a intervenção, categorização das habilidades de audição e de linguagem oral de cada criança após avaliações da percepção auditiva da fala e de linguagem oral realizadas por um fonoaudiólogo, bem como avaliação da linguagem escrita de acordo com protocolos específicos, no pré e pós-intervenção. As estratégias foram aplicadas na situação de grupo, mediadas pela pedagoga-pesquisadora e registradas com câmera fixa, instalada em tripé. Realizada a análise das estratégias por meio de transcrição e categorização das mesmas bem como a análise quantitativa e qualitativa das avaliações de cada criança, buscando situar seu nível de desenvolvimento de escrita de acordo com a literatura. Observou-se que as crianças avançaram nas fases de desenvolvimento da escrita e concluiu-se que as estratégias terapêuticas aplicadas despertaram maior envolvimento, confiança e habilidade das crianças em relação à linguagem escrita, mostrando assim, sua utilidade na intervenção pedagógica em grupo.

Palavras-chave : Educação Especial; Deficiências da Audição; Aquisição da Escrita; Educação Especial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )