SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número01Avaliação da eficácia do software "Alfabetização Fônica" para alunos com deficiência mentalUtilização do brinquedo terapêutico na assistência à criança hospitalizada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

BORGES, Cláudia Furtado; LOPES, Renata Ferrarez Fernandes  e  LOPES, Ederaldo José. Estudo das habilidades de memória e raciocínio simbólico e não-simbólico de crianças e adolescentes surdas por meio da bateria padrão do Universal Nonverbal Intelligence Test. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2010, vol.16, n.01, pp.83-94. ISSN 1413-6538.

Este estudo explorou as habilidades de memória e raciocínio simbólico e não simbólico de crianças e adolescentes com deficiência auditiva através das análises de desempenho da Bateria Padrão do Universal Nonverbal Intelligence Test (UNIT). Participaram deste estudo 55 crianças e adolescentes surdos. Os dados coletados foram analisados através de análises paramétricas. Os dados mostram que a memória simbólica, a capacidade de manipular e representar a informação simbólica memorizada está sendo melhorada por atividades escolares e/ou extracurriculares.

Palavras-chave : Educação Especial; Inteligência; Surdez; Habilidades Cognitivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )