SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02A constituição da subjetividade de adolescentes autistas: um olhar para as histórias de vidaPráticas educativas parentais de crianças com deficiência auditiva e de linguagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

TAKASE, Érica Mayumi  y  CHUN, Regina Yu Shon. Comunicação e inclusão de crianças com alterações de linguagem de origem neurológica na perspectiva de pais e educadores. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2010, vol.16, n.02, pp.251-264. ISSN 1413-6538.

O sistema de educação brasileiro tem passado por diversas transformações em prol de mudanças que proporcionem uma política inclusiva. Estudos relativos à comunicação e inclusão de crianças com alterações de linguagem de origem neurológica necessitam, no entanto, de maior atenção, particularmente no âmbito da Fonoaudiologia. Tendo em vista buscar maiores subsídios de como o profissional desta área pode contribuir no processo de inclusão, o objetivo deste estudo é investigar as expectativas, dificuldades e facilidades encontradas pelas famílias e educadoras de crianças com alterações de linguagem em acompanhamento fonoaudiológico. O corpus constitui-se de 11 crianças, 12 familiares e 7 educadoras. Realizou-se a coleta de dados, por meio de estudo do prontuário institucional das crianças, e entrevistas semi-estruturadas distintas com os familiares e educadoras, gravadas em vídeo e transcritas ortograficamente. Os dados foram analisados à luz dos referenciais teóricos que respaldam esta pesquisa. Os resultados mostram dificuldades na inserção de algumas crianças na rede regular, particularmente, daquelas com maior comprometimento de linguagem, além de questionamentos quanto à formação do educador e preparo das instituições de ensino para receber tal população. Verificam-se avanços neste processo, expressos pela inclusão da maioria dos sujeitos na escola regular e por maior abertura institucional, evidenciada pelas referências de troca de informações/experiências entre pais, educadoras e fonoaudiólogos. Os achados corroboram, na perspectiva dos familiares e das educadoras, a necessidade do acompanhamento terapêutico especializado e evidenciam que a Fonoaudiologia pode contribuir, nos aspectos de comunicação e de alimentação, no processo de inclusão.

Palabras clave : Educação Especial; Linguagem; Inclusão; Pais; Educadores; Fonoaudiologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )