SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue02Práticas educativas parentais de crianças com deficiência auditiva e de linguagemComunicação alternativa e ampliada para educandos com autismo: considerações metodológicas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

ABE, Patricia Bettiol  and  ARAUJO, Rita de Cássia Tibério. A participação escolar de alunos com deficiência na percepção de seus professores. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2010, vol.16, n.02, pp.283-296. ISSN 1413-6538.

A identificação do nível de participação escolar do aluno com deficiência é fundamental para o monitoramento do processo educacional inclusivo. Requer o uso de instrumentos de medida que contemplem a funcionalidade perante demandas escolares específicas e que possam, ao mesmo tempo, motivar o professor a uma reflexão sobre o seu julgamento acerca do desempenho desse aluno. A School Function Assessment (SFA) é um instrumento que favorece a identificação de necessidades especiais do aluno com deficiência sob parâmetros de funcionalidade e participação. Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo analisar a influência da aplicação da SFA no julgamento do professor sobre a participação escolar do seu aluno com deficiência. Participaram do estudo oito professores que responderam sobre a participação escolar de seus nove alunos, por meio da SFA e de roteiro de entrevista. Os resultados demonstraram que, para cinco professores, a SFA favoreceu a percepção da participação com foco na demanda de atividades e propiciou reflexões que abrangeram os seguintes destaques: necessidade de avaliação da participação fora da sala de aula, relação entre o grau de deficiência e a participação, entendimento de especificidades do desempenho, importância do recurso adaptado para neutralizar a incapacidade e importância do desvio do foco de atenção da deficiência para a funcionalidade.

Keywords : Educação Especial; Educação Inclusiva; Terapia Ocupacional; Participação do Aluno.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )