SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue02Comunicação alternativa e ampliada para educandos com autismo: considerações metodológicas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

RAMALHO, Joaquim. Percurso desenvolvimental dos portadores da perturbação de hiperatividade com déficit de atenção. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2010, vol.16, n.02, pp.313-322. ISSN 1413-6538.

A Perturbação de Hiperatividade com Déficit de Atenção (PHDA) constitui uma perturbação com características desenvolvimentais de caráter crônico, que embora seja atenuada com o decorrer da idade, nomeadamente na sua componente hipercinética e impulsiva, a continuidade da presença de sintomatologia de desatenção afeta as capacidades de resposta ao meio ao longo de todo o ciclo vital. Estudos efetuados recentemente têm vindo a demonstrar que entre 50 e 80% dos sujeitos que manifestaram PHDA durante a infância, experimentam ainda dificuldades significativas relacionadas com esta perturbação durante a fase adulta. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar o percurso desenvolvimental dos portadores desta perturbação, desde a primeira e segunda infância até à vida adulta, demonstrando como esta perturbação tem implicações cognitivas, emocionais e sociais e relevantes ao longo de todo o ciclo vital.

Keywords : Educação Especial; Perturbação de Hiperatividade com Déficit de Atenção (PHDA); Impulsividade; Hiperatividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )