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Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

RAMALHO, Joaquim. Percurso desenvolvimental dos portadores da perturbação de hiperatividade com déficit de atenção. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2010, vol.16, n.02, pp.313-322. ISSN 1413-6538.

A Perturbação de Hiperatividade com Déficit de Atenção (PHDA) constitui uma perturbação com características desenvolvimentais de caráter crônico, que embora seja atenuada com o decorrer da idade, nomeadamente na sua componente hipercinética e impulsiva, a continuidade da presença de sintomatologia de desatenção afeta as capacidades de resposta ao meio ao longo de todo o ciclo vital. Estudos efetuados recentemente têm vindo a demonstrar que entre 50 e 80% dos sujeitos que manifestaram PHDA durante a infância, experimentam ainda dificuldades significativas relacionadas com esta perturbação durante a fase adulta. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar o percurso desenvolvimental dos portadores desta perturbação, desde a primeira e segunda infância até à vida adulta, demonstrando como esta perturbação tem implicações cognitivas, emocionais e sociais e relevantes ao longo de todo o ciclo vital.

Palabras clave : Educação Especial; Perturbação de Hiperatividade com Déficit de Atenção (PHDA); Impulsividade; Hiperatividade.

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