SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número01Adaptação de escalas de silhuetas bidimensionais e tridimensionais para o deficiente visualTipo de conhecimento sobre inclusão produzido pelas pesquisas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

POSTALLI, Lidia Maria Marson; MUNUERA, Raquel Fraga  e  AIELLO, Ana Lúcia Rossito. Caracterização de família de mãe com deficiência intelectual e os efeitos no desenvolvimento dos filhos. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2011, vol.17, n.01, pp.37-52. ISSN 1413-6538.

A maneira como os pais educam seus filhos parece ser crucial para a promoção de comportamentos adequados, porém, a maioria das famílias pode encontrar dificuldades em educar seus filhos. Famílias com mãe com deficiência intelectual podem apresentar risco para o desenvolvimento de crianças. Estudos com objetivo diagnosticar, descrever e intervir, capacitando essas mães com a finalidade de minimizar esses riscos, são importantes e necessários. O objetivo do presente estudo foi descrever uma família em que havia a suspeita de mãe com deficiência intelectual, seus estressores e alguns efeitos desses múltiplos estressores no desenvolvimento das crianças e na adesão aos programas de intervenção. Participou do estudo uma família que foi acompanhada durante quatro anos e cujos filhos foram avaliados durante esse período em relação ao desenvolvimento. Também foram realizadas avaliações da deficiência da mãe e orientações para toda família. O trabalho com a família desenvolveu-se via visitas domiciliares semanais de uma hora e meia de duração. Os achados do estudo confirmam os da literatura de que as crianças apresentam um desenvolvimento abaixo do indicado para sua idade. Além disso, havia a presença de outros fatores de risco, como, pobreza, baixa escolaridade dos pais, violência intrafamiliar, alcoolismo o que acarretava no agravamento dos problemas (crônicos). Dessa forma, o trabalho destaca a importância de se cuidar dessa população e dirigir políticas públicas para minimizar os efeitos de tal situação.

Palavras-chave : Família; Deficiência Intelectual; Interação Mãe-Criança; Risco; Desenvolvimento da Criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )