SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue01Caracterização de família de mãe com deficiência intelectual e os efeitos no desenvolvimento dos filhosA deficiência intelectual na concepção de educadores da educação especial: contribuições da psicologia histórico cultural author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

MANZINI, Eduardo José. Tipo de conhecimento sobre inclusão produzido pelas pesquisas. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2011, vol.17, n.01, pp.53-70. ISSN 1413-6538.

As pesquisas brasileiras sobre produção de conhecimento no campo da Educação Especial iniciaram-se há mais de 15 anos. No presente objetivou-se analisar o tipo de conhecimento produzido nessa área frente à metodologia empregada nas dissertações e teses financiadas pelo Programa de Apoio a Educação Especial. Os trabalhos de conclusão de curso analisados referiam-se àqueles projetos aprovados pelo Proesp no âmbito do Estado de São Paulo. O período de análise ficou compreendido entre 2004 e 2008. Vinte e sete estudos foram localizados. A análise dos estudos foi realizada por meio de cinco categorias: 1) pesquisas que apresentaram generalização e aplicação imediata dos resultados; 2) pesquisas que apresentaram resultados imediatos para um grupo específico de participantes; 3) pesquisas descritivas com achados inovadores; 4) pesquisas de intervenção com achados inovadores; 5) pesquisas descritivas que corroboraram outras pesquisas. Foi possível concluir que os estudos avançaram nos conhecimentos sobre a inclusão e que o uso de metodologias pouco utilizadas no campo da educação serviu de subsídio para obter os resultados.

Keywords : Educação Especial; Produção de Conhecimento; Inclusão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )