SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue01Consultoria colaborativa em terapia ocupacional para professores de crianças pré-escolares com baixa visãoPrograma de intervenção motora para escolares com indicativo de transtorno do desenvolvimento da coordenação - TDC. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

MONTEIRO, Mayla Myrina Bianchim; MONTILHA, Rita de Cássia Ietto  and  GASPARETTO, Maria Elisabete Rodrigues Freire. A atenção fonoaudiólogica e a linguagem escrita de pessoas com baixa visão: estudo exploratório. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2011, vol.17, n.01, pp.121-136. ISSN 1413-6538.

Os objetivos deste trabalho foram: conhecer como as pessoas com baixa visão (visão subnormal) adquirida utilizavam a linguagem escrita no cotidiano e recomendar a atenção fonoaudiológica nesse processo. Foi realizado estudo descritivo exploratório para a construção do instrumento de coleta de dados. A amostra foi constituída por pessoas com baixa visão que freqüentaram o Programa de Reabilitação de Adolescentes e Adultos do Cepre/FCM/Unicamp em 2008. Aplicou-se questionário por entrevista, onde foram investigadas as variáveis: características pessoais, uso de recursos de tecnologia assistiva na leitura e escrita, razões das atividades de leitura e escrita e frequência do uso após a perda visual. A amostra foi composta por 08 pessoas com baixa visão com média de idade de 47 anos e predominância do sexo masculino (75,0%). Os resultados indicaram que a maioria (62,5%) relatou utilizar auxílios ópticos nas atividades de leitura. Todos informaram utilizar auxílios não ópticos na leitura. Os sujeitos declararam utilizar a leitura para obter informações sobre assuntos que os interessavam e a escrita para se comunicarem com as outras pessoas. Verificou-se que a maioria (75,0%), relatou não utilizar a leitura e nem a escrita com a mesma freqüência que usava antes da perda visual e os motivos alegados foram a dificuldade para enxergar e o cansaço visual. A redução do uso da linguagem escrita no cotidiano por sujeitos com baixa visão adquirida compromete a autonomia e independência, fato este que demonstra necessidade de ênfase no trabalho com a linguagem escrita que poderá ser maximizado por meio da atenção fonoaudiológica.

Keywords : Visão Subnormal; Leitura; Escrita; Fonoaudiologia; Programa de Reabilitação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )