SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02Escolarização da pessoa com deficiência intelectual: terminalidade específica e expectativas familiares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

SELLA, Ana Carolina  e  MULLER, Maria Cristina. É possível a ética do discurso de Habermas para pessoas com deficiência?. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2011, vol.17, n.02, pp.181-194. ISSN 1413-6538.

O presente estudo objetiva discutir, em primeiro lugar, a possibilidade de participação de pessoas com deficiência(s) no discurso, na ação e na interlocução. Em segundo lugar, analisa-se a Ética do Discurso de Jürgen Habermas e sua relação com a possibilidade de participação de pessoas com deficiência(s) no discurso, na ação e na interlocução; essa ideia é corroborada pelo fato de defensores e autodefensores de pessoas com deficiência sugerirem que a teoria de Habermas e sua Ética do Discurso deveriam servir como base para a busca/luta por equidade de respeito e de oportunidades. Apesar de a teoria de Habermas parecer referir-se apenas a pessoas que são capazes de falar por si mesmas “naturalmente”, isto é, a pessoas que não necessitam de modificações ambientais para participarem do discurso, da ação e da locução, a Ética do Discurso de Habermas levanta uma questão urgente a ser enfrentada pela sociedade humana: o respeito à pluralidade humana.

Palavras-chave : Educação Especial; Pessoa com Deficiência; Ética; Comunicação; Discurso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )