SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02Sistemas suplementares e alternativos de comunicação nas habilidades expressivas de um aluno com paralisia cerebralInclusão de alunos com paralisia cerebral no ensino fundamental: contribuições da fisioterapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

SARAIVA, Luzia Lívia Oliveira  e  MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de. Avaliação e participação do fisioterapeuta na prescrição do mobiliário escolar utilizado por alunos com paralisia cerebral em escolas estaduais públicas da rede regular de ensino. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2011, vol.17, n.02, pp.245-262. ISSN 1413-6538.

O estudo teve como objetivo avaliar as condições do mobiliário escolar disponibilizado aos alunos com paralisia cerebral nas escolas estaduais da cidade do Natal/RN em 2008 e a participação do fisioterapeuta na prescrição deste mobiliário. Os dados foram coletados através de um protocolo de avaliação junto a cinco alunos com paralisia cerebral e formulário aplicado aos diretores das instituições de ensino, sendo analisados por meio das categorias suscitadas. Os resultados apontaram a presença de mobiliário escolar que não atende as necessidades específicas de posicionamento dos alunos avaliados e a ausência do fisioterapeuta na prescrição desse mobiliário. Constata-se a necessidade dos órgãos gestores no âmbito da educação de Natal/RN em cumprir o que determina a lei e disponibilizar mobiliário escolar adequado aos alunos pesquisados. Assim, procurou-se garantir os recursos necessários para promover um ensino de qualidade para os educandos com paralisia cerebral no contexto da escola regular.

Palavras-chave : Educação Especial; Paralisia Cerebral; Mobiliário Escolar; Avaliação; Profissional da Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )