SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02Concepções de surdez: a visão do surdo que se comunica em língua de sinaisPerfil da publicação científica brasileira sobre a temática da classe hospitalar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

MONTEZUMA, Maria Augusta L.; ROCHA, Mariana V.; BUSTO, Rosângela Marques  y  FUJISAWA, Dirce Shizuko. Adolescentes com deficiência auditiva: a aprendizagem da dança e a coordenação motora. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2011, vol.17, n.02, pp.321-334. ISSN 1413-6538.

O objetivo deste estudo foi verificar a ocorrência de modificação da coordenação motora, atenção, participação, interação, autoestima e compreensão em adolescentes com deficiência auditiva, após a realização de aulas de dança do tipo jazz dance. Foi realizado estudo experimental intrassujeito do tipo AB, com cinco sujeitos do gênero feminino, com idade entre 13 e 18 anos, diagnóstico de surdez congênita ou adquirida e estudantes do Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES). Para avaliação da coordenação motora foi aplicado o teste KTK, composto por quatro tarefas antes e após as aulas e, diário de campo, contendo informações que não foram registradas nos testes formais. Foram realizadas doze aulas de dança como intervenção. O resultado do KTK mostrou média da pontuação total de 171,8 inicialmente e 196,4 após a intervenção. Como resultado final todos os sujeitos do estudo apresentaram melhora da coodernação motora significante (P=0.01) após as aulas de dança. Observou-se também melhor atenção das alunas no decorrer das aulas e maior integração do grupo.

Palabras clave : Educação Especial; Perda da Audição; Coordenação Psicomotora; Dança.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )