SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue03As características dos alunos são determinantes para o adoecimento de professores: um estudo comparativo sobre a incidência de Burnout em professores do ensino regular e especialAltas habilidades: uma questão escolar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

SILVA, Michelli Alessandra  and  BATISTA, Cecília Guarnieri. Indícios de desenvolvimento em crianças com deficiência visual e problemas neurológicos. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2011, vol.17, n.03, pp.395-412. ISSN 1413-6538.

A literatura aponta que crianças com diagnóstico de deficiência visual e outras deficiências associadas estão em risco de desenvolvimento. No presente estudo, foram observadas três crianças com esse perfil (quatro a 10 anos), no contexto de grupos de convivência, com o intuito de identificar indícios de desenvolvimento e exemplos de apropriação de práticas sociais. Deu-se destaque aos diferentes usos de objetos, à participação em atividades e à linguagem como lugares para se observar esses processos. Foi realizado estudo de caso e análise microgenética. As sessões semanais foram filmadas e transcritas. Recortou-se o material documentado em episódios que fossem significativos para o propósito do estudo. A análise evidenciou a importância dos processos de significação na constituição dos sujeitos. Os resultados foram discutidos em termos de suas implicações para programas de intervenção.

Keywords : Educação Especial; Mediação Semiótica; Linguagem; Deficiência Visual; Alterações no Desenvolvimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )