SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue03Indícios de desenvolvimento em crianças com deficiência visual e problemas neurológicosDiscurso argumentativo e produção de sentidos em indivíduos com Sindrome de Down author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

BARRETO, Célia Maria Paz Ferreira  and  METTRAU, Marsyl Bulkool. Altas habilidades: uma questão escolar. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2011, vol.17, n.03, pp.413-426. ISSN 1413-6538.

Esse estudo foi realizado em uma escola federal de ensino, localizada no Rio de Janeiro. Estabeleceu como objetivos gerais investigar as representações dos professores sobre as altas habilidades e a existência da indicação de alunos com esse perfil para atendimento. Utilizou duas amostras diferenciadas. A primeira, formada por 36 professores que atuavam do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio. A outra amostra foi constituída por quatro setores da escola responsáveis pelo registro histórico dos alunos. Utilizou-se a metodologia da análise de conteúdo no tratamento dos dados obtidos. Os resultados mostraram que os professores respondentes têm representações sobre altas habilidades e que não existem alunos com altas habilidades matriculados na instituição. Os resultados indicam urgência no implemento de ações inclusivas para as altas habilidades nessa escola, assim como a continuidade e aprofundamento nessa pesquisa.

Keywords : Educação Especial; Altas Habilidades; Representações; Atendimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )