SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número03Indícios de desenvolvimento em crianças com deficiência visual e problemas neurológicosDiscurso argumentativo e produção de sentidos em indivíduos com Sindrome de Down índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

BARRETO, Célia Maria Paz Ferreira  e  METTRAU, Marsyl Bulkool. Altas habilidades: uma questão escolar. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2011, vol.17, n.03, pp.413-426. ISSN 1413-6538.

Esse estudo foi realizado em uma escola federal de ensino, localizada no Rio de Janeiro. Estabeleceu como objetivos gerais investigar as representações dos professores sobre as altas habilidades e a existência da indicação de alunos com esse perfil para atendimento. Utilizou duas amostras diferenciadas. A primeira, formada por 36 professores que atuavam do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio. A outra amostra foi constituída por quatro setores da escola responsáveis pelo registro histórico dos alunos. Utilizou-se a metodologia da análise de conteúdo no tratamento dos dados obtidos. Os resultados mostraram que os professores respondentes têm representações sobre altas habilidades e que não existem alunos com altas habilidades matriculados na instituição. Os resultados indicam urgência no implemento de ações inclusivas para as altas habilidades nessa escola, assim como a continuidade e aprofundamento nessa pesquisa.

Palavras-chave : Educação Especial; Altas Habilidades; Representações; Atendimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )