SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número03Altas habilidades: uma questão escolarAspectos relacionais, familiares e sociais da relação pai-filho com deficiência física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro. Discurso argumentativo e produção de sentidos em indivíduos com Sindrome de Down. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2011, vol.17, n.03, pp.427-440. ISSN 1413-6538.

O presente estudo teve como objetivo identificar as características comunicativo-argumentativas em duas crianças com síndrome de Down, propondo-se analisar a produção de sentidos favorecida pelo discurso argumentativo em parceria com a pesquisadora. Para tal, a coleta de dados foi realizada em uma escola municipal do ensino fundamental I da cidade do Recife, com a participação de duas alunas com síndrome de Down. As alunas com síndrome de Down, individualmente, realizaram uma atividade discursiva com a intervenção da pesquisadora. As atividades individuais foram desenvolvidas com o auxílio de uma prancha, com o intuito de estabelecer a comunicação. Essas atividades tinham como tema assuntos do cotidiano das alunas que podiam ser passíveis de polemização. Os resultados demonstraram que as alunas com síndrome de Down parecem possuir especificidades discursivas na forma de argumentar. Em geral, os movimentos argumentativos realizados pelas alunas com síndrome de Down apareciam discursivamente na forma de gestos representativos e/ou verbalizações curtas - construções verticais.

Palavras-chave : Educação Especial; Argumentação; Impedimentos na Comunicação; Inclusão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )