SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue01O ponto de vista de pais e professores a respeito das interações linguísticas de crianças surdas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

SANTOS, Sofia  and  MORATO, Pedro. Acertando o passo! Falar de deficiência mental é um erro: deve falar-se de  dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID). Por quê?. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2012, vol.18, n.01, pp.03-16. ISSN 1413-6538.

A nova concepção e terminologia adotada pela língua inglesa no contexto da ainda designada "deficiência mental" parece ter alcançado um consenso estável e satisfatório face às expectativas que a sociedade deve esperar das populações com esse diagnóstico, enfatizando agora o impacto que as exigências do envolvimento detém no desenvolvimento individual, reforçando-se, assim, a necessidade emergente da alteração de mentalidades e atitudes para com estas populações. Para este efeito, o presente artigo introduz uma nova proposta de alteração da terminologia em português de deficiência mental/intelectual para “dificuldade intelectual e desenvolvimental”, explicitando e fundamentando as razões para a mesma.

Keywords : Educação Especial; Terminologia; Deficiência Intelectual; Dificuldade Intelectual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )