SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01O ponto de vista de pais e professores a respeito das interações linguísticas de crianças surdas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

SANTOS, Sofia  e  MORATO, Pedro. Acertando o passo! Falar de deficiência mental é um erro: deve falar-se de  dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID). Por quê?. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2012, vol.18, n.01, pp.03-16. ISSN 1413-6538.

A nova concepção e terminologia adotada pela língua inglesa no contexto da ainda designada "deficiência mental" parece ter alcançado um consenso estável e satisfatório face às expectativas que a sociedade deve esperar das populações com esse diagnóstico, enfatizando agora o impacto que as exigências do envolvimento detém no desenvolvimento individual, reforçando-se, assim, a necessidade emergente da alteração de mentalidades e atitudes para com estas populações. Para este efeito, o presente artigo introduz uma nova proposta de alteração da terminologia em português de deficiência mental/intelectual para “dificuldade intelectual e desenvolvimental”, explicitando e fundamentando as razões para a mesma.

Palavras-chave : Educação Especial; Terminologia; Deficiência Intelectual; Dificuldade Intelectual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )