SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02Um estudo sobre as condições de acessibilidade em pré-escolasUm estudo sobre o perfil dos empregados com deficiência em uma organização índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

ROSSO, Telma Regina França  y  DORNELES, Beatriz Vargas. Contagem numérica em estudantes com síndromes de X-Frágil e Prader-Willi. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2012, vol.18, n.02, pp.231-244. ISSN 1413-6538.

As dificuldades de aprendizagem matemática constituem um campo bastante complexo e ainda relativamente pouco explorado. Pesquisas com síndromes associadas ao baixo desempenho matemático indicam que há diferentes perfis cognitivos subjacentes às dificuldades na matemática e nos mostram que nem toda dificuldade de aprendizagem matemática é originada da mesma maneira. Este estudo teve como objetivo investigar as características dos princípios da contagem numérica em dois estudantes: um com síndrome do X-Frágil (SXF) e outro com síndrome de Prader-Willi (SPW). Foram feitas observações em sala de aula e no espaço escolar e investigaram-se os princípios numéricos em cinco situações matemáticas diferentes com intenção de observar os seguintes princípios numéricos: correspondência um a um, ordem constante, cardinalidade, abstração e irrelevância da ordem. Concluiu-se que o princípio da correspondência um a um (termo a termo) mostra-se em desenvolvimento mais lento do que nas crianças da mesma faixa etária, enquanto que os princípios da abstração e irrelevância da ordem são os menos desenvolvidos nas duas crianças estudadas. Crianças com estas síndromes estão em salas de aulas regulares e o conhecimento sobre suas habilidades cognitivas e sua apropriação de conceitos e conteúdos matemáticos se torna necessário para garantir uma inclusão que favoreça o sucesso matemático.

Palabras clave : Educação Especial; Dificuldades de Aprendizagem; Ensino de Matemática; Educação das Pessoas com Deficiência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )