SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02Contagem numérica em estudantes com síndromes de X-Frágil e Prader-WilliPrograma informativo sobre deficiência mental e inclusão: mudanças nas atitudes socias de crianças sem deficiência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

PEREIRA, Ana Cristina Cypriano  y  PASSERINO, Liliana. Um estudo sobre o perfil dos empregados com deficiência em uma organização. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2012, vol.18, n.02, pp.245-264. ISSN 1413-6538.

Baseado na premissa de que todo processo inclusivo, seja este educacional, social ou laboral, precisa partir de uma apropriação do contexto sociocultural dos diferentes atores envolvidos - no caso desta pesquisa: empregadores, pessoas com deficiência e empresa, o presente estudo tem como objetivo identificar o perfil dos empregados com deficiência em uma organização de grande porte do ramo da alimentação. Procuramos discutir o contexto social no qual os trabalhadores com deficiência estão inseridos através de um recorte quantitativo dos resultados de uma pesquisa desenvolvida sobre o processo de inclusão em uma organização. O estudo foi desenvolvido por meio dos documentos disponibilizados pela empresa, bem como de documentos nacionais. Os resultados revelam uma cartografia das pessoas com deficiência inseridas na organização através de informações sobre escolaridade, idade, salário, funções e tipos de deficiência, comparando-os aos dados nacionais disponíveis sobre as pessoas com deficiência. Por fim, discutimos alguns resultados obtidos com o estudo. Em que pese a importância das políticas públicas, propomos uma reflexão acerca de mecanismos como o Benefício da Prestação Continuada (BPC), para o favorecimento desta relação entre trabalho e deficiência. Entendemos, finalmente, que é urgente educar e qualificar as pessoas com deficiência, mas não é suficiente, pois também são necessárias ações estruturantes da sociedade para o sucesso do processo de inclusão.

Palabras clave : Pessoas com Deficiência; Inclusão Social; Profissionalização do Deficiente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )