SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número03Competências escolares e sociais em crianças e adolescentes com Síndrome de Williams índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

ELLIS, M. Kathleen; LEPORE, Monica  y  LIEBERMAN, Lauren. Effect of practicum experiences on pre-professional physical education teachers’ intentions toward teaching students with disabilities in general physical education. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2012, vol.18, n.03, pp.361-374. ISSN 1413-6538.

O objetivo deste estudo foi examinar o efeito de experiências práticas nas intenções dos professores de educação física não capacitados com relação ao trabalho com pessoas com deficiência. Participaram da pesquisa professores de educação física matriulados como estudantes em programas de capacitação (PETE) em suas respectivas universidades, categorizados com base no nível de experiência prática. Num período de três anos, 596 alunos PETE preencheram o questionário PEITID -  Physical Educators' Intention toward Teaching Individuals with Disabilities (Rizzo, 2007). Foram encontradas diferenças significativas entre os grupos que tinham a intenção de ensinar alunos com deficiência em turmas regulares de educação física. Além disso, as intenções mais positivas entre os professores não capacitados com mais experiência prática se relacionam com a maior Qualidade de Experiência e Competência por eles Percebida. Os resultados deste estudo indicaram que o nível e a qualidade da experiência prática influenciaram significativamente nas intenções dos professores não capacitados e na competência para o ensino de pessoas com deficiência.

Palabras clave : Educação Especial; Atitudes; Prática; Educação Física Adaptada; Percepção de Competência.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )