SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue03Necessidades especiais de escolares com diabetes mellitus tipo 1 identificadas por familiaresSexualidade na deficiência intelectual: uma análise das percepções de mães de adolescentes especiais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

SANTAROSA, Lucila Maria Costi; CONFORTO, Débora  and  BASSO, Lourenço de Oliveira. Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2012, vol.18, n.03, pp.449-468. ISSN 1413-6538.

O Eduquito, ambiente digital/virtual de aprendizagem desenvolvido pela equipe de pesquisadores do NIEE/UFRGS, busca apoiar processos de inclusão sociodigital, por ser projetado em sintonia com os princípios de acessibilidade e de desenho universal, normatizados pela WAI/W3C. O desenvolvimento da plataforma digital/virtual acessível e os resultados da utilização por pessoas com deficiências são discutidos, revelando um processo permanente de verificação e de validação dos recursos e da funcionalidade do ambiente Eduquito junto a diversidade humana. Apresentamos e problematizamos duas ferramentas de autoria individual e coletiva - a Oficina Multimídia e o Bloguito, um blog acessível -, novos recursos do ambiente Eduquito que emergem da aplicabilidade do conceito de pervasividade, buscando instituir espaços de letramento e impulsionar práticas de mediação tecnológica para a inclusão sociodigital no contexto da Web 2.0.

Keywords : Educação Especial; Inclusão Digital; Acessibilidade; Tecnologia Educacional; Educação a Distância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )