SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número03Necessidades especiais de escolares com diabetes mellitus tipo 1 identificadas por familiaresSexualidade na deficiência intelectual: uma análise das percepções de mães de adolescentes especiais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

SANTAROSA, Lucila Maria Costi; CONFORTO, Débora  e  BASSO, Lourenço de Oliveira. Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2012, vol.18, n.03, pp.449-468. ISSN 1413-6538.

O Eduquito, ambiente digital/virtual de aprendizagem desenvolvido pela equipe de pesquisadores do NIEE/UFRGS, busca apoiar processos de inclusão sociodigital, por ser projetado em sintonia com os princípios de acessibilidade e de desenho universal, normatizados pela WAI/W3C. O desenvolvimento da plataforma digital/virtual acessível e os resultados da utilização por pessoas com deficiências são discutidos, revelando um processo permanente de verificação e de validação dos recursos e da funcionalidade do ambiente Eduquito junto a diversidade humana. Apresentamos e problematizamos duas ferramentas de autoria individual e coletiva - a Oficina Multimídia e o Bloguito, um blog acessível -, novos recursos do ambiente Eduquito que emergem da aplicabilidade do conceito de pervasividade, buscando instituir espaços de letramento e impulsionar práticas de mediação tecnológica para a inclusão sociodigital no contexto da Web 2.0.

Palavras-chave : Educação Especial; Inclusão Digital; Acessibilidade; Tecnologia Educacional; Educação a Distância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )