SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número03O desenvolvimento de crianças cegas e de crianças videntes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

FRAGOSO, Francisca M. Rocha Almas  y  CASAL, João. Representações sociais dos educadores de infância e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2012, vol.18, n.03, pp.527-546. ISSN 1413-6538.

neste estudo determinam-se as representações sociais dos educadores de infância no Concelho de Évora no Sul de Portugal, face à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais nas escolas regulares. A metodologia utilizada baseou-se numa estratégia de sondagem assente na realização de um questionário que compreendeu a caracterização dos elementos de estudo, a estruturação das atitudes e o tipo de representações sociais dos educadores de infância nas escolas regulares, o enquadramento legal e a viabilidade do processo inclusivo e os recursos físicos humanos. Para interpretar os dados do questionário foi realizada uma análise estatística univariada e uma análise de conteúdos. A promoção da igualdade de oportunidades, a inter-ajuda e o paradigma da escola inclusiva, estão na origem de uma atitude favorável ao processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, que é condicionada pelos meios técnicos e humanos e condições físicas nas escolas. A representação social é em geral favorável ao processo de inclusão, apesar haver ainda discriminação das crianças com necessidades educativas, devido à falta de informação, de educação e de regras sociais, à classe social e nível econômico, a dificuldades de aceitação da diferença e das limitações físicas e à falta de higiene.

Palabras clave : Educação Especial; Representação Social; Inclusão; Professor de Educação Infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )