SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número04Justaposições: o primeiro dicionário brasileiro de língua de sinais e a obra francesa que serviu de matrizEstudo da independência funcional, motricidade e inserção escolar de crianças com paralisia cerebral índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

PASCULLI, Adriane Guzman; BALEOTTI, Luciana Ramos  y  OMOTE, Sadao. Interação de um aluno com paralisia cerebral com colegas de classe durante atividades lúdicas. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2012, vol.18, n.04, pp.587-599. ISSN 1413-6538.

Objetivou-se verificar a qualidade das relações interpessoais que se estabelecem entre uma criança com paralisia cerebral (PC) e seus colegas de classe durante atividades lúdicas em grupo realizadas em sala de aula e durante o recreio. Participaram deste estudo uma criança com diagnóstico clínico de PC quadriplégica, o professor e seus colegas de classe. A coleta de dados deu-se por meio de um roteiro de entrevista aplicado ao professor e por filmagens da criança com PC em atividades lúdicas com seus colegas. A análise de dados da entrevista foi feita de forma qualitativa e a análise da filmagem por meio de um sistema de categorias. Os resultados evidenciam que a professora tem a percepção de que a criança com PC tem interesse e participa de atividades lúdicas e interage satisfatoriamente não somente com parceiros habituais, mas com todos os colegas de classe. Por outro lado, a análise das filmagens evidencia que de fato a interação ocorre positivamente, porém a criança com PC permanece a maior parte do tempo mais como observadora das atividades do que como participante ativa, possivelmente em função da lacuna entre as possibilidades dessa criança e as demandas das atividades desenvolvidas no contexto escolar.

Palabras clave : Educação Especial; Paralisia Cerebral; Interação Social; Participação do Aluno.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )