SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número04Interação de um aluno com paralisia cerebral com colegas de classe durante atividades lúdicasEducação a distância e formação continuada do professor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

REZIO, Geovana Sôffa; CUNHA, Jackeline Oliveira do Vale  y  FORMIGA, Cibelle Kayenne Martins Roberto. Estudo da independência funcional, motricidade e inserção escolar de crianças com paralisia cerebral. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2012, vol.18, n.04, pp.601-614. ISSN 1413-6538.

A Paralisia Cerebral (PC) é uma condição clínica que gera alta prevalência de sequelas funcionais. As crianças com este diagnóstico podem apresentar diversos problemas nas atividades funcionais e no controle dos movimentos voluntários. O objetivo deste trabalho foi analisar o nível de independência funcional, motricidade e inserção escolar de crianças com PC. A amostra foi composta por 14 crianças com idade entre um a 11 anos que frequentam regularmente o Setor Clínico da Associação Pestalozzi de Goiânia, seus respectivos pais e/ou responsáveis e professores do ensino escolar. Os resultados mostraram que quanto maior o nível de independência funcional e melhor o desempenho na função motora grossa das crianças com Paralisia Cerebral, menor é a assistência fornecida pelos cuidadores e menos adaptações são necessárias para que essas crianças realizem as tarefas do ensino escolar. É importante uma parceria entre os profissionais da saúde com os professores, através de orientações e contribuições, no que for necessário para a inclusão escolar das crianças com deficiência.

Palabras clave : Educação Especial; Paralisia Cerebral; Independência Funcional; Motricidade; Inclusão Educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )