SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número04Deficiência visual nas crianças indígenas em idade escolar das etnias Guarani e Kaiowá na região da Grande Dourados/MS: um estudo sobre a incidência e as necessidades específicas e educacionais especiaisA comunicação alternativa como procedimento de desenvolvimento de habilidades comunicativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

MATSUKURA, Thelma Simões  e  YAMASHIRO, Juliana Archiza. Relacionamento intergeracional, práticas de apoio e cotidiano de famílias de crianças com necessidades especiais. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2012, vol.18, n.04, pp.647-660. ISSN 1413-6538.

O estudo exploratório, de abordagem qualitativa, objetivou investigar o relacionamento intergeracional e as práticas de apoio presentes no cotidiano de famílias de crianças com necessidades especiais. Participaram do estudo cinco mães, avós e irmãos mais velhos de crianças com deficiência, que responderam a roteiros de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram analisadas qualitativamente por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Verificou-se que as avós apresentam-se como importante fonte de apoio à família ao dedicarem, inclusive, atenção e cuidado ao irmão da criança com necessidades especiais. O estudo revela um relacionamento intergeracional positivo entre avós e netos. Destaca-se a necessidade de direcionar maior atenção especializada a esses membros da família e para a continuidade de investigação sobre o tema.

Palavras-chave : Educação Especial; Família; Atitude da Família; Crianças com Necessidades Especiais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )