SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número01Processos de escolarização de pessoas com deficiência visualInclusão escolar do aluno com deficiência física: visão dos professores acerca da colaboração do fisioterapeuta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

CECHIN, Michelle Brugnera Cruz; COSTA, Adriana Corrêa  y  DORNELES, Beatriz Vargas. Ensino de fatos aritméticos para escolares com deficiência intelectual. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2013, vol.19, n.01, pp.79-92. ISSN 1413-6538.

Este estudo identificou os procedimentos de contagem usados por crianças com deficiência intelectual e verificou os efeitos de um programa de intervenção direcionado ao ensino de fatos aritméticos. Participaram três crianças, entre oito e 12 anos, de uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que atende fundamentalmente às classes socioeconômicas baixas. A partir da revisão de literatura sobre os processos cognitivos envolvidos na resolução de problemas aditivos e as implicações para o seu ensino, avaliou-se a eficácia de um modelo de intervenção pedagógica como um recurso para o avanço no uso dos procedimentos de contagem. Foi aplicado um programa em 10 encontros, realizados uma vez por semana, com duração de aproximadamente cinquenta minutos cada. A proposta caracterizou-se pelo ensino direto, explícito e sistemático, através de sequências de instrução, partindo dos procedimentos de contagem usados pelos estudantes, que foram avaliados em dois momentos (pré-teste e pós-teste). Verificou-se que houve um avanço nos procedimentos de contagem utilizados pelas crianças após a intervenção, revelando que o programa foi eficaz. Mesmo intervenções de curta duração, como é o caso desta, podem trazer benefícios importantes para as crianças com deficiência intelectual, benefícios estes que serão a base de seus conhecimentos posteriores.

Palabras clave : Educação Especial; Aritmética; Deficiência Intelectual; Estratégia Pedagógica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )