SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número02Deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural: contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

FLOR, Carla da Silva; VANZIN, Tarcisio  e  ULBRICHT, Vânia. Recomendações da Wcag 2.0 (2008) e a acessibilidade de surdos em conteúdos da Web. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2013, vol.19, n.02, pp.161-168. ISSN 1413-6538.

Este artigo apresenta uma discussão a respeito da comunicação de surdos no contexto dos padrões de acessibilidade na web. Primeiramente traz um estudo bibliográfico sobre a comunicação de surdos, o método linguístico adotado nas escolas e o reflexo na história da sua educação. Em seguida, discorre sobre o bilinguismo, as identidades surdas e as diretrizes de acessibilidade propostas pela WCAG 2.0 (2008). A partir de pesquisa bibliográfica, realizada em fontes primárias, selecionaram-se os critérios de sucesso relacionados à surdez a fim de verificar se a língua de sinais, tida como primeira língua dos surdos (L1) na filosofia do bilinguismo, é considerada na concepção dos princípios da WCAG 2.0 (2008). Por fim, o artigo enfatiza a comunicação bilíngue como necessária para que os conteúdos da web possam estabelecer uma uniformidade com a linguagem habitual da cultura surda.

Palavras-chave : Educação Especial; Bilinguismo; Surdez; Acessibilidade; Web.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )