SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue02Deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural: contribuições ao estudo do desenvolvimento adultoSoftwares educativos para alunos com deficiência intelectual: estratégias utilizadas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

REIS, Helena Isabel Silva; PEREIRA, Ana Paula da Silva  and  ALMEIDA, Leandro da Silva. Construção e validação de um instrumento de avaliação do perfil desenvolvimental de crianças com perturbação do espectro do autismo. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2013, vol.19, n.02, pp.183-194. ISSN 1413-6538.

Nos últimos anos a investigação tem dado particular relevância às alterações do Processamento Sensorial nas crianças com perturbações do espectro do autismo (PEA) e a literatura refere que entre 42% a 88% das crianças com PEA apresentam este tipo de disfunção. Nesta linha foi definido um projeto de investigação centrado na construção de uma escala que avalie a tradicional tríade que caracteriza as crianças com PEA (Interação, Comunicação e Comportamento e interesses repetitivos e estereotipados), enriquecida pela inclusão de um novo domínio: o Processamento Sensorial. Com a construção e validação desta escala pretendemos que pais e profissionais utilizem colaborativamente um instrumento de avaliação da intervenção que lhes permita monitorizar o processo de apoio e adequar as suas práticas. Neste artigo descrevemos os procedimentos e os resultados das sucessivas fases de construção do instrumento, desde as análises iniciais mais qualitativas até aos estudos centrados na análise quantitativa dos itens.

Keywords : Educação Especial; Autismo; Validação de Instrumentos; Técnicas de Mensuração.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )