SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número02Formação e criatividade: elementos implicados na construção de uma escola inclusivaDesempenho motor de aluno com paralisia cerebral discinética frente à adaptação das propriedades físicas de recurso pedagógico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

CARNEVALE, Luciana Branco; BERBERIAN, Ana Paula; MORAES, Paola Dias de  e  KRUGER, Simone. Comunicação alternativa no contexto educacional: conhecimento de professores. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2013, vol.19, n.02, pp.243-256. ISSN 1413-6538.

Este estudo investigou a visão de profissionais da área pedagógica sobre a linguagem de crianças com paralisia cerebral sem fala oralizada e o conhecimento e/ou uso da Comunicação Alternativa (CA) nesses casos. Foram entrevistados vinte e três sujeitos atuantes numa escola especial situada no interior do Paraná e seis eixos de análise definidos a partir de seus depoimentos. Quanto aos resultados mais representativos predomina a visão de que a linguagem está presente através da gestualidade, da expressão facial e do olhar desses alunos. A fala é vista como instrumento expressivo da linguagem assumida como capacidade cognitiva de elaboração de conteúdos internos. Predomina o desconhecimento a respeito da CA e a ausência da utilização sistematizada de seus recursos impede que o aluno ocupe uma posição de “falante” e uma condição participativa no processo educativo. Os entrevistados reconhecem a necessidade de formação específica nessa área. Concluímos que há uma carência generalizada, por parte dos professores entrevistados, quanto ao conhecimento acerca da CA e das possibilidades de manifestação da linguagem de alunos com PC que não podem oralizar.

Palavras-chave : Educação Especial; Comunicação Alternativa; Paralisia Cerebral; Linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )