SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue03Os cursos de pedagogia da Universidade Estadual Paulista e a educação inclusivaManifestações e prevalência de bullyng entre alunos com altas habilidades/ superdotação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

MAYER, Maria Grazia Guillen; ALMEIDA, Maria Amelia  and  LOPES-HERRERA, Simone Aparecida. Síndrome de Down versus alteração de linguagem: interação comunicativa entre pais e filhos. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2013, vol.19, n.03, pp.343-362. ISSN 1413-6538.

É preciso interagir com outros seres humanos como meio de sobrevivência, proteção e estimulação, sendo que a comunicação nasce desta necessidade. A comunicação pode ser realizada por meio de códigos linguísticos e não-linguísticos e envolvem, no mínimo, duas pessoas (interlocutores), que trocam entre si uma mensagem qualquer. O objetivo do presente estudo foi investigar a interação de mães de crianças com síndrome de Down e seus filhos e mães de crianças com alteração de linguagem e seus filhos. Foram participantes da pesquisa cinco díades de crianças com síndrome de Down e suas mães e cinco díades de crianças com atraso de linguagem e suas mães. Foram gravadas três sessões de interação espontânea de mãe e criança em ambiente domiciliar. Os resultados mostraram que mães de crianças com atraso de linguagem apresentaram comportamentos mais adequados na interação com seus filhos, tais como equilíbrio da atividade dialógica durante a interação, estrutura gramatical e complexidade do discurso adequado, mais paciência com a criança e adequada entonação da fala. Por outro lado, mães de crianças com síndrome de Down demonstraram mais interesse durante a interação comunicativa.

Keywords : Interação Social; Alteração de Linguagem; Síndrome de Down; Comunicação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )