SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número03Educação escolar hospitalar: o que mostram as pesquisas? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

SELLA, Ana Carolina; CHIODELLI, Taís  y  MENDES, Camila de Almeida. Uma revisão sistemática de comportamentos pré- linguísticos e primeiros comportamentos linguísticos em crianças cegas congênitas. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2013, vol.19, n.03, pp.465-480. ISSN 1413-6538.

A ausência do desenvolvimento da linguagem pode resultar em diversos problemas. Uma população a qual pode ser bastante afetada por déficits de linguagem é a população nascida cega. O objetivo desta revisão sistemática da literatura foi compilar estudos empíricos que tiveram por alvo descrever e/ou avaliar o desenvolvimento de comportamentos pré- linguísticos e linguísticos iniciais em crianças cegas congênitas. Foram encontrados 19 estudos que possuíam todos os critérios definidos para esta revisão bibliográfica. Os 19 estudos foram analisados em relação: a) a quais bases de dados e periódicos publicaram e arquivam tais artigos; b) ao número de estudos envolvendo: primeiras palavras, alcançar e buscar objetos, atenção conjunta, e outros comportamentos linguísticos; à presença ou ausência de definições operacionais dos comportamentos-alvo; d) aos objetivos dos estudos. Os estudos foram publicados em 11 periódicos diferentes. A maior parte dos estudos tinha como foco as primeiras palavras dos participantes. Em relação às definições operacionais, 15 estudos possuíam alguma informação acerca de tal definição. O presente artigo sintetiza diversos estudos que abordam o desenvolvimento da linguagem em crianças cegas congênitas e pode ser utilizado como um guia para pesquisas futuras na área.

Palabras clave : Educação Especial; Cego; Linguagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )