SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue04O ensino da Língua Brasileira de Sinais na educação infantil para crianças ouvintes e surdas: considerações com base na psicologia histórico-cultural author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

BRANDAO, Maria Teresa  and  FERREIRA, Marco. Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação infantil. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2013, vol.19, n.04, pp.487-502. ISSN 1413-6538.

Este artigo discute a importância da inclusão nas instituições de educação pré-escolar. Todas as crianças têm direito à educação em classes do ensino regular, em escolas abertas à comunidade, onde se ofereça um ambiente educativo de qualidade e se vá ao encontro das necessidades pedagógicas e terapêuticas de cada criança. Numa filosofia de educação pré-escolar inclusiva, todos os intervenientes no processo educativo, crianças, educadores, terapeutas e órgãos de gestão trabalham de forma cooperativa na tarefa de ensinar e aprender, proporcionando experiências significativas para todas as crianças. Este artigo destaca alguns fatores que consideramos fundamentais para uma plena inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais na Educação pré-escolar.

Keywords : Educação Especial; Inclusão; Educação Infantil; Relação Escola-Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )