SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue04Orientações de fisioterapia a mães de adolescentes com paralisia cerebral: abordagem educativa para o cuidarRevisão de estudos sobre o picture exchange communication system (PECS) para o ensino de linguagem a indivíduos com autismo e outras dificuldades de fala author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

XAVIER, Thaís Grilo Moreira; ARAUJO, Yana Balduíno de; REICHERT, Altamira Pereira dos Santos  and  COLLET, Neusa. Classe hospitalar: produção do conhecimento em saúde e educação. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2013, vol.19, n.04, pp.611-622. ISSN 1413-6538.

Realizamos uma revisão integrativa da literatura cujo objetivo foi analisar a produção científica sobre classe hospitalar, a fim de descrever a temática e os aspectos abordados nos estudos publicados. Realizou-se uma revisão referente à produção do conhecimento da saúde e da educação no campo da escolarização de crianças e adolescentes hospitalizados, em bases de dados indexadas utilizando as palavras chave: criança hospitalizada, educação especial, adolescente hospitalizado, classe hospitalar e educação e saúde. Posteriormente, foi feita leitura flutuante dos títulos, resumos e textos na íntegra, e os artigos que compreendiam o objeto do estudo foram selecionados totalizando 13 estudos. Para análise, primeiramente fez-se uma caracterização das publicações com a finalidade de identificar os autores, o ano, a área de atuação e o percurso metodológico. Posteriormente, realizou-se leituras exaustivas dos artigos de modo a abstrair seus conteúdos comuns e agrupá-los em três Abordagens Temáticas: Classe Hospitalar e Aspectos Administrativos Institucionais, Classe Hospitalar e Processo de Hospitalização, e Prática Pedagógica na Classe Hospitalar. Apesar da produção do conhecimento nesta área apresentar-se ainda tímida em periódicos indexados, as pesquisas confirmam que a classe hospitalar se configura numa estratégia pedagógica que possibilita o atendimento educacional especializado que contribui para o retorno e continuidade da escolarização formal e para o desenvolvimento infantil. Ainda são poucos os profissionais qualificados para atuar na classe hospitalar devido à inexistência de uma formação específica nesta área. Identificamos lacunas importantes em relação às informações oficiais sobre classes hospitalares, inviabilizando conhecer a real dimensão e distribuição dessas atividades no Brasil e no mundo.

Keywords : Educação Especial; Produção de Conhecimento; Classe Hospitalar; Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )