SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue01Identificação de alunos em risco de apresentarem dislexia: um estudo sobre a utilização da monitorização da fluência de leitura num contexto escolarEstudo de vocábulos para avaliação de crianças com deficiência sem linguagem oral author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

OLIVEIRA, Everton Luiz de  and  MENDES, Enicéia Gonçalves. Percepções sobre pessoas com deficiências e o prognóstico para o atendimento educacional especializado. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2014, vol.20, n.01, pp.21-36. ISSN 1413-6538.

O presente estudo objetivou verificar se a atratividade física facial de alunos com deficiência auditiva poderia exercer influência nos prognósticos feitos por professores que atuam no atendimento educacional especializado - Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs). Foram selecionados 20 professores que atuam em SRMs em um município do interior do estado de São Paulo. Os participantes realizaram uma atividade envolvendo a previsão de resultados para o atendimento educacional especializado de alunos com deficiência auditiva. Como estímulos utilizaram-se fotografias de crianças, de ambos os sexos, com diferentes níveis de atratividade física. Os prognósticos favoráveis para o atendimento especializado recaíram mais frequentemente sobre os alunos com alta atratividade física. Contudo, apenas para as fotografias das meninas foi encontrada significância estatística, evidenciando que a variável sexo teve efeito sobre os resultados. Conclui-se que a atratividade física é uma temática que deve ser problematizada no interior dos cursos de formação (inicial ou continuada) para professores e outros profissionais, intentando melhores atendimentos, relacionamentos e percursos de ensino e aprendizagem para os alunos que são o público alvo da área de Educação Especial.

Keywords : Educação Especial; Deficiências; Previsão de Resultados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )