SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue01Percepções sobre pessoas com deficiências e o prognóstico para o atendimento educacional especializadoEstudantes com necessidades educacionais especiais nas avaliações em larga escala: Prova Brasil e ENEM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

PAURA, Andréa Carla  and  DELIBERATO, Débora. Estudo de vocábulos para avaliação de crianças com deficiência sem linguagem oral. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2014, vol.20, n.01, pp.37-52. ISSN 1413-6538.

Pesquisadores da área de comunicação suplementar e alternativa consideram a falta de instrumentos para avaliar crianças e jovens com necessidade complexa de comunicação. Este trabalho objetivou selecionar vocábulos para um instrumento de avaliação do repertório de vocabulário de crianças não-oralizadas com idade de dois a 11 anos e 11 meses. Para a seleção dos vocábulos foram realizados três estudos. O primeiro estudo identificou e descreveu instrumentos disponíveis para avaliação do vocabulário receptivo e suas listas de vocábulos. O segundo estudo identificou e descreveu pesquisas que apresentaram inventários ou listas de vocábulos empregados por crianças e seus parceiros de comunicação. O terceiro estudo identificou o vocabulário relatado por pais e professores. Os vocábulos identificados nos três estudos foram analisados de acordo com: o número de ocorrência dos vocábulos; a classificação do sistema Picture Communication Symbols e uma classificação semântica e sintática. A partir dos estudos foram estabelecidos como critérios para a seleção dos vocábulos: os 45 vocábulos presentes nos três estudos; os vocábulos que tiveram ocorrência maior ou igual a cinco, considerando os três estudos, representando 167 (14,14%) vocábulos; os vocábulos que estiveram presentes no estudo 1 ou 2, mas que foram citados pelas famílias, 183 (19,37% de 945 vocábulos) ou pelas professoras 108 (11,43% de 945 vocábulos). A lista de vocábulos apresentou 269 itens, classificadas em 18 temas semânticos e sintático e representa um instrumento inicial para profissionais da saúde e educação estabelecerem metas para a avaliação inicial de crianças e jovens usuários de sistemas de comunicação suplementar e alternativa.

Keywords : Educação Especial; Sistemas de Comunicação Alternativos e Suplementares; Paralisia Cerebral; Vocabulário; Linguagem Infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )