SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue01Estudantes com necessidades educacionais especiais nas avaliações em larga escala: Prova Brasil e ENEMTecnologias no ensino de crianças com paralisia cerebral author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

BARBOSA, Gardenia de Oliveira  and  MUNSTER, Mey de Abreu van. O efeito de um programa de equoterapia no desenvolvimento psicomotor de crianças com indicativos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2014, vol.20, n.01, pp.69-84. ISSN 1413-6538.

O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito de um programa de equoterapia sobre o desenvolvimento psicomotor de crianças com indicativos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Com relação ao método, foi desenvolvido um estudo exploratório do tipo manipulação experimental. Participaram do estudo cinco crianças com idade entre sete e 10 anos, com indicativos de TDAH obtidos por meio do SNAP IV. Antes e após o período de intervenção os participantes da pesquisa foram submetidos a uma avaliação baseada na Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). A intervenção foi constituída por um programa de equoterapia caracterizado como educação/reeducação, tendo sido composta por 24 sessões individuais, com duração de 30 minutos, registradas sistematicamente por meio de filmagens e diário de campo. Por meio da análise dos resultados observou-se que o programa exerceu influência em todas as habilidades motoras estudadas, sendo que aspectos psicomotores mais influenciados pelo programa de equoterapia, de acordo com a escala de desenvolvimento motor (EDM), foram respectivamente: organização espacial, equilíbrio, motricidade fina e esquema corporal; a menor influência foi verificada nos aspectos motricidade global e organização temporal. Considerando que, no pós-teste, a idade motora geral foi estatisticamente significante, conclui- se, de forma geral, que o programa de equoterapia influenciou positivamente o desenvolvimento dos aspectos psicomotores das crianças com indicativos de TDAH participantes do estudo.

Keywords : Educação Especial; TDAH; Equoterapia; Desenvolvimento Psicomotor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )