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Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

OLIVEIRA, Ana Irene Alves de; ASSIS, Grauben José Alves de  y  GAROTTI, Marilice Fernandes. Tecnologias no ensino de crianças com paralisia cerebral. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2014, vol.20, n.01, pp.85-102. ISSN 1413-6538.

A paralisia cerebral é uma patologia crônica, caracterizada por uma disfunção predominantemente sensório-motora, envolvendo distúrbios no tônus muscular, postura e movimentação voluntária. O objetivo do presente estudo foi investigar o efeito de procedimentos informatizados de ensino de relações condicionais com figuras e palavras impressas sobre a leitura recombinativa generalizada, em quatro crianças. Todas as etapas foram desenvolvidas utilizando a tecnologia assistiva, com o software Desenvolve®, para o ensino de pré-requisitos básicos. Em seguida, procederam-se as etapas de treino e testes de leitura com tecnologia derivada do paradigma de equivalência de estímulos. Os resultados obtidos apresentaram evidências de que o procedimento de ensino utilizado promoveu a leitura recombinativa generalizada de novas palavras. Os procedimentos utilizados sugerem que a manipulação sistemática das unidades menores do que a palavra pode ser uma estratégia promissora para o desenvolvimento da leitura recombinativa, aliando o paradigma de equivalência com exercícios e recursos de TA podendo contribuir e favorecer a educação inclusiva de alunos com PC, ampliando suas interações sociais e minimizando as dificuldades acadêmicas.

Palabras clave : Educação Especial; Paralisia Cerebral; Tecnologia de Ensino; Tecnologia Assistiva; Equivalência de Estímulos.

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