SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número01A inclusão do aluno surdo no ensino médio e ensino profissionalizante: um olhar para os discursos dos educadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

PIVETTA, Elisa Maria; SAITO, Daniela Satomi  y  ULBRICHT, Vânia Ribas. Surdos e acessibilidade: análise de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2014, vol.20, n.01, pp.147-162. ISSN 1413-6538.

A Educação a Distância (EaD) possui potencial para ampliar o acesso à educação. No entanto, ela tem sido incipiente ao tratar das necessidades específicas do público surdo. Isso se deve em parte pela abordagem superficial em relação à acessibilidade nos Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA). O presente artigo teve como objetivo avaliar a acessibilidade de um AVEA para usuários surdos, através de um estudo de caso. A avaliação foi realizada por uma ferramenta automática e por meio de avaliação subjetiva humana. Pelas evidências dos resultados das abordagens de avaliação, fica aparente a diferença entre os métodos em termos de efetividade, eficiência e utilidade. Visto suas características complementares, recomenda-se o uso concomitante das técnicas.

Palabras clave : Educação Especial; Surdos; Avaliação de Acessibilidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )