SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue02Altas habilidades/superdotação no contexto escolar: percepções de professores e prática docenteObjeto virtual de aprendizagem incluir: recurso para a formação de professores visando à inclusão author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

RUIZ, Letícia Coelho  and  BATISTA, Cecília Guarnieri. Interação entre crianças com deficiência visual em grupos de brincadeira. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2014, vol.20, n.02, pp.209-222. ISSN 1413-6538.

Os estudos sobre o brincar e o desenvolvimento de crianças com deficiência visual tem destacado os obstáculos que podem surgir na interação com parceiros.  No presente estudo, buscou-se analisar as formas de interação entre as crianças e de atuação do adulto, em situação de brincadeira faz de conta, identificando possíveis dificuldades e soluções para as mesmas. Foram observadas duas crianças de cinco anos, com deficiência visual (cegueira e baixa visão) e dificuldades escolares. As sessões foram filmadas e foram selecionados episódios de interação entre os participantes, com foco nas capacidades e dificuldades no contexto grupal. A análise foi baseada em categorias referentes à intervenção do adulto pesquisador e à interação entre crianças nas brincadeiras infantis. A análise dos dados indicou exemplos de habilidades e iniciativas das crianças na elaboração de cenas e enredos, bem como algumas dificuldades na interação entre elas.  Destacou a atuação da pesquisadora na promoção da brincadeira, a partir de necessidades identificadas a cada momento da interação, como, por exemplo, a descrição de ações e objetos para a criança cega e a intervenção em caso de disputas.  Considerou-se que grupos de brincadeira favorecem a interação entre crianças com deficiência visual e destacou-se o papel do adulto nesse contexto.  Esses aspectos foram considerados relevantes para o planejamento pedagógico no contexto da educação inclusiva.

Keywords : Educação Especial; Deficiências da Visão; Brinquedo; Interação Social; Psicologia do Desenvolvimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )