SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número03Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativasCapacitação de agentes educacionais: proposta de desenvolvimento de estratégias inclusivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

GUIOTI, Tiago Del Tedesco; TOLEDO, Eliana de  e  SCAGLIA, Alcides José. Esportes de raquete para deficientes intelectuais leves: uma proposta fundamentada na pedagogia do esporte. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2014, vol.20, n.03, pp.357-370. ISSN 1413-6538.

A prática dos esportes de raquetes ainda parece ser inexistente em diferentes instituições brasileiras de ensino, formais e não formais, e não são oportunizadas para pessoas com necessidades especiais. Assim, o objetivo deste trabalho é ofertar uma proposta pedagógica para a vivência destes esportes para alunos com deficiência intelectual leve. A proposta fundamentou-se em princípios como normalização, socialização e da diminuição do sentimento de preconceito. Ela está composta por itens descritos no manuscrito, que ser referem desde a apresentação desse esporte para os alunos até a consecução das atividades a serem desenvolvidas. Conclui-se que a proposta pedagógica é uma aproximação entre os esportes de raquete e alunos com deficiência intelectual, e que está alicerçada nas prerrogativas da Pedagogia do Esporte.

Palavras-chave : Educação Especial; Proposta Curricular; Socialização; Esporte para Deficientes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )